Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 31 de março de 2011

COMITÊ DISCUTE TRABALHO DE PREVENÇÃO NO PROJETO ADOLESCÊNCIA SADIA

Cartilhas do Projeto


Na manhã desta quinta-feira (30/03), os secretários Andrio Aguiar (educação), Mariza Eslabão (saúde), Mara Mota (Assistência Social), o Comitê do Adolescência Sadia e as equipes de trabalho do Projeto Adolescência Sadia, estiveram reunidos para tratar das metas para as próximas ações, as conquistas já alcançadas, bem como algumas questões pontuais visando o alcance de melhores resultados, assim como a correção de possíveis falhas no decorrer das atividades. A pauta do encontro teve também como foco abordar aspectos quanto a valores e família, inseridos no projeto.

Cartilhas usadas no trabalho de prevenção
O Projeto Adolescência Sadia tem como objetivos gerais: trabalhar a prevenção ao uso de drogas, prevenção da gravidez na adolescência, assim como da violência, desenvolvendo ações diretamente com as famílias e comunidade, bem como a capacitação de profissionais das áreas da educação, saúde e assistência social, para que possam atuar como agentes multiplicadores de conhecimentos, buscando, assim, a garantia dos direitos sociais, com a parceria das entidades tanto públicas, empresariais ou privadas.

quarta-feira, 30 de março de 2011

ROTINA PARA ATENDIMENTOS OBSTÉTRICOS E PEDIÁTRICOS EM CANGUÇU


De acordo com o convênio gratuito firmado entre a Prefeitura e o Hospital de Caridade de Canguçu, que trata sobre o atendimento pediátrico e obstetrício, a Secretaria Municipal de Saúde está reforçando a divulgação sobre a rotina prevista no acordo;

“ROTINA PARA ATENDIMENTOS OBSTÉTRICOS E PEDIÁTRICOS
Conforme convênio celebrado entre Hospital de Caridade de Canguçu e Prefeitura Municipal deste município relacionado ao atendimento de pediatria e obstetrícia em sua cláusula II e III, fica estabelecida a seguinte rotina, conforme reunião do dia 06 de janeiro de 2010:
- Diariamente (2ª a 6ª feira) serão oferecidas 10 consultas obstétricas e 08 consultas pediátricas. Para terem acesso a estas consultas, os usuários deverão dirigir-se ao Posto de Saúde Central onde pegarão a ficha de atendimento. Aos sábados, domingos e feriados serão oferecidas 05 consultas pediátricas. Para ter acesso a estas consultas, os usuários deverão dirigir-se ao Pronto Atendimento Municipal onde pegarão a ficha para o atendimento.
- Os casos de urgência e emergência obstétricas e pediátricas atendidas pelo Pronto Atendimento Municipal e pelo Pronto Socorro do Hospital, deverá ser preenchido um sistema de encaminhamento após o exame clínico realizado pelo médico e contato telefônico prévio de médico para médico.
- Caso não seja cumprida esta rotina, os médicos obstetras e pediatras não terão obrigação de atender.”
Assinam: A Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência do Hospital de Caridade de Canguçu

A Secretária Mariza ressalta que possivelmente, por desconhecimento  ou falta de informação das pessoas, alguns mal-entendidos acontecem, embora a minuta do acordo esteja fixada em local visível no Pronto Socorro do Hospital de Caridade de Canguçu, orientando para que as mães busquem estas informações com mais detalhes para serem melhor atendidas nos serviços de saúde do município.

    

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTÁ CONTRATANTO MÉDICOS



A Secretaria Municipal de Saúde de Canguçu,
está contratando médico clínico geral
para atender no Pronto Atendimento Municipal.
A carga horário é de 12 horas e o salário líquido é de R$ 2.164,00.
Aos profissionais interessados, deverão ligar para o 3252 1314 ou 3252 7048 e falar com a Lisiane.
Entre em contato e venha trabalhar conosco! 

terça-feira, 29 de março de 2011

FARMÁCIA BÁSICA MUNICIPAL AGORA EM NOVO ESPAÇO


Todo planejamento implica na escolha de caminhos e ações alternativas, sendo um importante instrumento para detectar as prioridades estabelecidas e as alternativas de soluções para os problemas apontados.
A Farmácia Básica Municipal, é uma destas prioridades apontadas pela equipe de saúde e a Secretaria Mariza Eslabão, que vem trabalhando no esforço de organizar o quadro geral da saúde no município e buscar soluções compatíveis com as demandas da população.
Cezar Madrid – responsável pela mudança, reconhece as dificuldades que antes havia, onde as pessoas ficavam ao relento e tinham que fazer fila na escada. O anseio dos funcionários que também tinham dificuldades para melhor atender um fluxo diário de mais de quinhentas pessoas que procuram a Farmácia Básica, foi compensado com as novas ações que vem sendo implantadas pela Secretaria.
O que muda:
As pessoas agora têm um espaço mais amplo e com melhor acomodação; o tempo de espera será reduzido com o aumento no número de atendentes, que agora atendem individualmente cada paciente; a receita entra direta no sistema de controle da Farmácia Básica; e o paciente sai direto do Pronto Atendimento com a receita, e vai até a farmácia que agora funciona junto ao mesmo prédio.
A Farmácia Básica Municipal já oferecia um trabalho diferenciado na oferta de medicamentos, já que, por iniciativa do município, são mais de 100 itens de medicamentos á disposição da comunidade. No Estado são apenas 30 itens.
A Farmácia Básica atende de segunda á sexta-feira das 7:30 ás 11:30 e das 13:00 ás 17:30 hs, passando á atender junto ao prédio do Pronto Atendimento Municipal. O fone para contato é 3252 9539.

sexta-feira, 25 de março de 2011

SEMANA DE PREVENÇÃO DA TUBERCULOSE

Os pacientes com sintomas podem procurar o Posto de Saúde Central 
e procurar a Vanise ou Margarete

Teve início dia 21 e vai até dia 25 de março, a Campanha Nacional de Vacinação e Orientação Contra a Tuberculose, em todo do País.
Conforme Vanise Nunes - Enfermeira Responsável pelo Programa de Prevenção da Tuberculose, a situação em Canguçu é considerada tranquila, com sete casos registrados, no entanto, alerta para os pacientes com os sintomas para continuarem procurando os postos de saúde, onde os médicos estarão solicitando os exames aos pacientes com suspeitas, já que é uma campanha de prevenção permanente da Secretaria Municipal de Saúde, e não apenas nesta semana. 
A tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo bacilo de Koch, o qual ataca principalmente o pulmão e é transmissível de pessoa para pessoa, desde que uma esteja contaminada pela doença, transmitida através do ar que respiramos ( tosse, fala ou espirro). A tuberculose apresenta como sintomas principais: tosse acompanhada de catarro, por mais de 3 semanas, seguida de: falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil, febre baixa, principalmente à tarde. A prevenção se dá pela vacinação de crianças com a BCG, ao nascer. Se a pessoa permanecer com tosse por mais de três semanas deve procurar o atendimento médico, assim como aquelas que tiverem contato com pessoas afetadas dentro de casa, igualmente, devem procurar uma unidade de saúde.
Em todo o país, o Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde dos Estados e dos Municípios, aumentou em torno de 70 % a rede de atendimento da tuberculose, a qual tem cura, com um tratamento que dura cerca de 6 meses. Esse tratamento é gratuito, nos postos de saúde, bastando que o paciente o realize de forma ininterrupta.
Não esqueça, procure o Posto de Saúde mais próximo, a tuberculose tem cura e tem prevenção, um alerta da Secretaria Municipal de Saúde de Canguçu.